Correio Popular Notícia



INVESTIMENTOS
Rondônia ganha mais três agroindústrias familiares

Data da notícia: 13/12/2012
Foto:

(Da Redação) Dando continuidade à política do governo estadual, através da SEAGRI (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária), em fortalecer as agroindústrias familiares no estado de Rondônia, a EMATER (Associação de Assistência Técnica) vem se empenhando no trabalho de assistência técnica aos agricultores com potencial e interesse em agregar valores aos seus produtos. No início deste mês, três novas agroindústria iniciaram suas atividades totalmente legalizadas e aptas para comercializarem seus produtos. A meta do governo é ter 800 agroindústrias familiares instaladas até o final de 2014.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121213-141.jpg[/IMG] As três novas agroindústrias foram inauguradas na região da Zona da Mata e contaram com o apoio do escritório regional da Emater de Rolim de Moura. A primeira, inaugurada na última quinta-feira (6), teve como beneficiário o agricultor familiar Emilson Fábio Timporim Caffer. A agroindústria, um abatedouro de aves, foi instalada no quilômetro 10, da linha 168-Sul, na APRUC (Associação dos Produtores Rurais Unidos Venceremos), em Rolim de Moura, e terá capacidade de abate de 100 aves ao dia.
Ainda na quinta-feira foi inaugurada a agroindústria Apis Mel. Esta, localizada na Linha 160, km 2, lado norte, em Novo Horizonte do Oeste, é de propriedade do apicultor familiar Jose Carlos Rubin. O apicultor trabalha na atividade desde 1989 produzindo, em média, quatro mil quilos de mel/ano com 90 colméias. Parte do recurso financeiro utilizado para a construção dessa agroindústria foi conseguido através de um financiamento junto ao Pronaf/FNO, no valor de R$ 36.579,00, sendo esse valor complementado recurso próprio. A agroindústria foi implementada ainda, através da Seagri, com uma centrifuga e uma mesa desoperculadora.
Na última sexta-feira (7) foi inaugurada a agroindústria de laticínios Nevasca, em nome da Associação dos Produtores de Leite da Linha 45 (Asprol). Desde o ano de 2006 que a Asprol, que conta com 14 sócios participando da agroindústria, se empenha para conseguir esse estabelecimento. Iniciada as atividades, a agroindústria terá uma produção diária de 1.5 mil litros de leite pasteurizado integral por dia.
A regularização das agroindústrias contou com o assessoramento da Emater em ação conjunta com Seagri, Idaron e Sedam, considerando o envolvimento das famílias beneficiarias. Todas já se encontram legalizadas pelo SIE (Serviço de Inspeção Estadual) e estão cadastradas para venda no PNAE (Programa de Aquisição de Alimentos Estadual e Programa Nacional de Alimentação Escolar).
O empenho do governo estadual em fortalecer as agroindústrias familiares é muito importante não apenas para o fortalecimento dos agricultores, que agregam valor a seus produtos e aumentam a sua renda familiar, mas para o próprio estado que tem a sua economia aquecida com a comercialização dos produtos dentro e fora do Estado. Assim, a meta do governo em instalar 800 agroindústrias até o final do ano de 2014 continua valendo, e está caminhando para isso. Com informações de Wania Ressutti ? Assessoria Emater.

Fonte:






Noticia vista 1416 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.